Região

Passense com 119 anos pode ser a pessoa mais velha do mundo

Com 119 anos, completados no dia 9 de janeiro de 2021, Francisco Filho pode ser o homem mais velho do mundo. A idade do passense foi descoberta quando ele foi receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, na última terça-feira, 16, por uma enfermeira da rede municipal de Saúde da Prefeitura de Passos.

Procurada pela reportagem, a família que ‘adotou’ Francisco já há muitos anos preferiu não se manifestar por receio de serem contaminados pelo novo coronavírus e também de que a residência se transforme em ponto turístico. Ao prefeito de Passos, Diego Oliveira, em contato telefônico no final da tarde desta quarta-feira, 17, a cuidadora, que também é idosa e aguarda sua vez de ser vacinada de acordo com a faixa etária, foi bastante enfática ao não querer receber nem a visita oficial do chefe do Executivo passense.

Ela disse que, assim que for vacinada, vai receber a visita da administração. Eu expliquei que é um orgulho imenso para Passos poder ser a cidade que tem a pessoa mais longeva do mundo. Este é um título brilhante para termos e, óbvio, motivo de muito orgulho pra todos nós. A cuidadora me confirmou ter os documentos de identidade de Francisco, que comprovam seus 119 anos, o que em breve nós vamos fazer questão de mostrar para todo o mundo”, assegurou Oliveira.

A enfermeira, que também terá seu nome preservado, confirmou que Francisco é usuário do Posto de Saúde, mas que tem uma saúde incrível, não fazendo uso de medicamentos e que raramente precisa dos cuidados do PSF. A Folha fez um levantamento e apurou que a mulher mais velha do mundo, com registro no Guinness World Records é a japonesa Kane Tanaka, que completou seu 118º aniversário em 2 de janeiro deste ano. Eleita como a pessoa mais velha do mundo ela nasceu em 1903.

Luiza Alves da Silva, de 117 anos, foi a primeira idosa acamada a ser vacinada contra a covid-19 em Sobral, no Ceará, segundo a prefeitura do município. Ela é uma das mulheres mais velhas do Brasil e do mundo. Uma freira francesa também recebeu a vacina da covid-19. Lucile Randon, conhecida como Irmã André nasceu em 11 de fevereiro de 1904. Além de ser a pessoa mais velha da Europa, ela também é a segunda pessoa viva mais velha do mundo, de acordo com a Lista de Classificação Mundial de Supercentenários do Gerontology Research Group (GRG).

Por Adriana Dias / Redação Folha da Manhã


Com informações da Polícia Militar

Etiquetas

Redação

O Portal Jacuí é um portal de comunicação que visa informar, entreter e promover cultura, educação e a consciência coletiva no Sul e Sudoeste de Minas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo