Nossa Cidade

12ª Festa dos Carros de Boi de Jacuí

No último fim de semana a cidade de Jacuí foi palco de mais uma grande Festa do Carro de Boi. Organizada pela Associação dos Carreiros de Jacuí, a 12ª Festa do Carro de Bois de Jacuí é como uma viagem ao passado.

Neste que é um dos mais primitivos e simples meios de transporte utilizado para transporte de cargas e pessoas, os animais são presos ao carro de dois em dois. Os candieiros vão à frente dos bois e, com uma vara, controlam o andamento. Ao tocar no chifre dos animais, eles param. Ao chamado do dono, voltam a puxar o carro, que, automaticamente, emite o som característico causado pelo atrito entre o eixo e a roda.

O tradicional evento teve início no sábado (23) às 13h com o tradicional Torneio de Truco e às 20h o baile com José Jerônimo. No domingo (24) às 11h foi servido o almoço para os carreiros e visitantes. Ao meio dia teve início o desfile com a presença de mais de 70 carros de bois de Jacuí e região, que percorreram as ruas da cidade até a praça Presidente Vargas, onde foram recebidos pelos organizadores do evento e autoridades presentes. O evento voltou a ter a locução de Tidi Carreiro, que no último ano esteve afastado para tratamento médico.

Foto: Edson Dos Santos Clarismunde

Etiquetas

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo