Nossa Cidade

Jacuiense é destaque na Revista Palmeiras

O jacuiense Edvaner Marques dos Santos foi destaque na 58ª edição da Revista Palmeiras, revista oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras.

“Conheça a história de Edvaner Marques dos Santos, de Jacuí (MG), que transformou a casa inteira com o nosso manto, e leia o conteúdo especial da edição 58 da Revista Palmeiras”, diz o post nas redes sociais do Palmeiras.

Post no Twitter Oficial do SE Palmeiras

Leia abaixo o conteúdo na íntegra:

Fundada em 1750 durante o Ciclo do Ouro, Jacuí (MG) tem cerca de 7 mil habitantes e diversos pontos turísticos. Quem viaja à tranquila cidade, situada a 417 km da capital mineira Belo Horizonte, pode se banhar na Cachoeira da Retífica, aprender sobre a história do período colonial no Muro dos Escravos e saborear o premiado café da Fazenda Santana, entre outras opções de cultura e lazer.

Desde 2015, porém, uma atração fora do círculo tradicional vem despertando a curiosidade dos turistas que visitam o município – sobretudo daqueles que torcem pelo Maior campeão do Brasil.

É a casa de Edvander Marques dos Santos, o “Parmerense”, como ele é mais conhecido entre os jacuienses. Fanático pelo Alviverde, o torcedor de 39 anos decorou toda residência, localizada no bairro São Carlos, com camisas do time do coração.


Sua coleção de 110 uniformes ocupa as paredes e os móveis dos quatro cômodos do local onde ele vive sozinho. Os raros espaços vazios são preenchidos por pôsteres e acessórios, como colchas e toalhas do Verdão. São tantas as peças que os visitantes, via de regra, têm dificuldades para encontrar a porta do banheiro, que está encoberta por duas camisas antigas, de 1993 e 2010.

“Dia desses, um palmeirense do Rio de Janeiro, que estava em Jacuí de passagem, bateu palma aqui em casa. Ele ficou maluco quando viu tanto de uniforme que tenho”, relata o torcedor, que coleciona os mantos do Palmeiras desde os 8 anos. “Minha mãe conta que, quando eu era bebê, botaram em mim uma camisa do Corinthians. Só parei de choras depois que trocaram a minha roupa”, brinca.

Na fachada da residência, pintada de verde, cinco bandeiras com distintivo do clube são estendidas diariamente por Edvander. Ele ainda costuma colocar na calçada duas poltronas, ambas enroladas em camisas palestrinas. É impossível passar pela Rua Agenor Hipólito sem notar o novo ponto turístico do sudoeste mineiro.

O torcedor cai na gargalhada ao se lembrar de um amigo, também palmeirense, que se ajoelhou ao cruzar a porta de seu lar. “O pessoal fala que eu não tenho uma casa, mas sim um santuário”, afirma Edvander, que se diz devoto de São Marcos.

Supersticioso, ele jura que nunca viu uma partida do Verdão em estádio porque se considera pé-frio. “Às vezes, quando tem um jogo importante, eu nem ligo a televisão porque, se eu começo a assistir, a gente toma gol na hora”, comenta, entre risos. “A verdade é que o Palmeiras é tudo na minha vida. O que eu fiz aqui em casa é pouco perto do sentimento que eu tenho pelo time”, assegura.

Texto: Fernão Ketelhuth
Fotos: Cássio Gonçalves


Com informações da Polícia Militar

Redação

O Portal Jacuí é um portal de comunicação que visa informar, entreter e promover cultura, educação e a consciência coletiva no Sul e Sudoeste de Minas.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo