EconomiaNossa Cidade

Jacuí gera 20 novos postos de trabalho em abril. No ano, o acumulado está em 40 vagas

Colheita de café impulsiona emprego em Jacuí e região no mês de abril.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil gerou 129.601 empregos com carteira assinada em abril. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Ministério da Economia.

Ao todo, foram 1.374.628 contratações, contra 1.245.027 demissões. Com o resultado, abril registra saldo positivo no mercado de trabalho formal pelo terceiro ano consecutivo.

Gráfico: Empregos no Brasil para meses de abril – G1/Economia

Bruno Dalcolmo, secretário de Trabalho do Ministério da Economia, avalia o mês de abril dentro do padrão. “Não houve exatamente uma surpresa, abril normalmente é um mês positivo”, afirma.

Entretanto, avaliou também que, na medida de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não está registrando crescimento expressivo neste ano, o saldo de empregos criados foi bom.

Na região, o início da colheita de café impulsionou os números de contratações de empregados no mês de abril. De acordo com dados do Caged, 47 empregados foram contratados no setor de “Agropecuária, Extração Vegetal, Caça e Pesca” este ano em Jacuí, 19 apenas em abril. Estima-se que maioria seja trabalhadores na cultura de café, já que é atividade mais forte na região. No geral, as contratações superaram as demissões e Jacuí teve saldo de 40 postos de trabalho criados no ano.

De acordo com dados do Caged, entre as cidades da região com população inferior a 20.000 habitantes, Jacuí teve um dos melhores desempenhos. Confira os dados da região no período de janeiro a abril de 2019:

CidadeSaldo no ano
(jan/abr)
Bom Jesus da Penha
17
Fortaleza de Minas-21
Guaxupé382
Guaranésia227
Itamogi2
Jacuí40
Juruaia 37
Muzambinho134
Nova Resende49
Passos-319
São Pedro da União24
São Sebastião do Paraíso121
São Tomás de Aquino-9

O Caged também divulgou os dados com os empregos formais de 2002 a 2018 por município. Em 2002, ano que Jacuí registrou maior saldo nesse intervalo, foi registrado um saldo de 379 postos de trabalho. Em contrapartida, no ano seguinte o saldo foi negativo (-217).

Nesta década, o ano com maior saldo em Jacuí foi 2013, ano no qual o saldo de postos de trabalho foi de 77 vagas. Já o ano com o menor número foi 2017, com um saldo de -95.

O Caged 

Instituído pela Lei n°4923 de 1965, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, conhecido como CAGED, é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Previdência Social que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários em regime CLT.

Todo estabelecimento que tenha admitido, desligado ou transferido empregado com contrato de trabalho regido pela CLT, ou seja, que tenha efetuado qualquer tipo de movimentação em seu quadro de empregados, é obrigado a emitir dados para o CAGED.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo