ColunistasTania Cristina Nunes

A MUDANÇA COMO PROCESSO DE EVOLUÇÃO

Quem nunca se levantou num determinado dia e se deu conta de que precisava mudar algo em sua vida? E mais especificamente: pensou, idealizou, achou que tinha tomado coragem e quando tentou colocar em prática sentiu-se impotente e despreparado (coisas da nossa nada mole vida). A frustração de não alcançarmos objetivos ou mudar algo que nos incomoda é humanamente compreensível, afinal temos pensamentos que são difíceis de serem modificados, idéias pré concebidas que temos sobre nós mesmos e sobre a vida que nos limitam.

Mudar, mudar-se pode ser difícil, é um processo subjetivo e exige muita determinação, visto que pode significar perdas de benefícios, renúncias e sacrifícios. Mudar algo que nos desagrada é bem mais fácil. Difícil mesmo é mudar aquilo que traz algum benefício. Por exemplo: pessoas de caráter generoso, sempre dispostas a interceder pelo outro encaram a mudança de postura como uma desvalorização pessoal, afinal, a generosidade é uma virtude perante nossa sociedade. Na verdade, até gostariam de dizer não algumas vezes, mas se acomodaram com seu jeito de ser. Mudar de atitude em alguns casos significa abrir mão de algo que julga ser nobre, pois sente-se feliz e gratificada por ser dessa forma. No entanto, quando decide realmente mudar e agir de forma diferente, experimentar a autonomia e o poder de persuasão. É sabido que nos acostumamos com nossas posturas, comportamentos e principalmente nossos defeitos de “estimação”. Quase sempre sabemos o que estamos fazendo de errado, mas a falta de coragem para renunciar a ganhos imediatos ou o despreparo para lidar com frustrações adia o processo da mudança.

Muitas vezes abandonamos nossos sonhos por causa de uma emoção, como medo ou um sentimento muito forte que nos paralisa nos impedindo de crescer. No entanto, é importante salientar o quando a psicoterapia pode ajudar nesse processo, permitindo assim, que nos tornemos mais fortes, mais seguros e aí estaremos prontos para enfrentar todos os desafios na busca da verdadeira transformação e realização de nossos sonhos.

Tania Cristina Nunes

Psicóloga, formada pela UNIP. Experiência em terapia infantojuvenil e adulto. Experiência em Transtorno do espectro autista. Psicodiagnóstico com intervenção. Apoio na escolarização e orientação e atendimento a pais e responsáveis.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo