ColunistasTania Cristina Nunes

DIA DO PSICÓLOGO

A psicologia está em plena expansão, renovação, conquistando importância no cenário nacional e me sinto orgulhosa e feliz por estar incluída neste contexto. Diversos são os movimentos, as demandas e as pessoas em geral estão passando a compreender um pouquinho a importância do trabalho do psicólogo para a sociedade.

São tempos difíceis, porém de transformação, de superação em vários aspectos: emocional, social, profissional, espiritual, pessoal dentre outros importantes campos de nossas vidas. E todo esse movimento não poderia vir sem mudanças.

Penso que os psicólogos devem lidar com a transformação e acolher as oportunidades de novas práticas de intervenção. Por um lado, se trata de cuidar das vicissitudes humanas, por outro, do desafio de poder se apropriar das novas tecnologias de nossos tempos. Mas, veja bem, o ser humano continua o “mesmo”, digo, com as mesmas demandas emocionais inerentes à sua condição, cabendo aos psicólogos utilizar de toda sua gama de conhecimentos incluindo, se necessário, novos instrumentais. Todas, as “velhas” e novas tecnologias, são fundamentais.

A realidade é de transição, movimento e transformação tendo como princípio a constatação de que o nunca se fez tão necessário o uso da melhor “tecnologia” que existe: a Empatia.

Precisamos neste momento, de empatia para com o outro e para conosco. Em alguns momentos (pela crise atual) você se sentirá mal, desfocado ou mesmo improdutivo, e não tem problema!!! Tenha empatia e paciência consigo mesmo. A cada dia terá uma nova oportunidade de fazer diferente e de fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Permita-se ser humano, falho e incompleto e busque no seu tempo, desenvolver habilidades e competências necessárias para melhor lidar com todas as vicissitudes da vida.

O grande mestre Freud falou “belamente” sobre a transitoriedade  dos sentimentos humanos, e me aproprio com muito respeito a uma de suas citações, fazendo inferência à natureza humana: “Quanto a beleza da natureza, ela sempre volta depois que é destruída pelo inverno…” (Freud, em A TRANSITORIEDADE, 1916. p. 249).

Hoje, agradeço imensamente a todas as pessoas que direta ou indiretamente viabilizaram a realização deste sonho de me tornar uma psicóloga, especialmente meus professores (Renata Elias, rsrsrs quando eu crescer quero ser um pouquinho do que você é). Gratidão sem medida ao meu marido, companheiro, que me apoia nos momentos de maior dificuldade (vc faz parte desse projeto de vida) e aos clientes por me darem a dádiva de compartilhar suas existências e me tornar um ser humano melhor. Obrigada pessoas queridas de Jacuí, por me acolherem tão bem.

“Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas, e é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá … E é tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar”.

(Gonzaguinha)

Tania Cristina Nunes

Psicóloga, formada pela UNIP. Experiência em terapia infantojuvenil e adulto. Experiência em Transtorno do espectro autista. Psicodiagnóstico com intervenção. Apoio na escolarização e orientação e atendimento a pais e responsáveis.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo