História e Curiosidades

A história da antiga fábrica de cerveja de Jacuí

Maria Izabel Nery de Lima, conhecida carinhosamente em Jacuí como Izabel Cervejeira, é filha do Sr. José Nery, que também era conhecido como José Cervejeiro.

Conforme relatos da filha, José nasceu em Santa Apolônia, próxima a província de Florença na Itália e veio para o Brasil no ano de 1916.

Trabalhou na cidade de São Paulo na Estação da Luz, morou em São Sebastião do Paraíso onde trabalhou com frete de carroça e depois veio para Jacuí onde se casou com a dona Conceição Nery.

Em sua vinda para o Brasil, José Nery trouxe secretamente junto aos seus pertences uma receita de cerveja. No ano de 1921 José iniciou a fabricação de cerveja, vinho, vinagre e rapadura em Jacuí, produção esta que era vendida no município e, com estas vendas, Sr. José comprou propriedades em Jacuí e conseguiu criar seus nove filhos.

Estas informações constam no Arquivo Histórico da Biblioteca Nacional – (Página 2915) Estado de Minas Gerais – “Município”.

A história completa está no livro Pioneirismo da cerveja em Minas Gerais.


Com informações da Polícia Militar

*Agradecimentos Edson dos Santos Clarismunde


Com informações da Polícia Militar


Com informações da Polícia Militar

Etiquetas

Redação

O Portal Jacuí é um portal de comunicação que visa informar, entreter e promover cultura, educação e a consciência coletiva no Sul e Sudoeste de Minas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo