História e Curiosidades

Você sabia?? Venceslau Brás, 9º Presidente da República, foi vereador de Jacuí

Venceslau Brás Pereira Gomes foi um advogado e político brasileiro. Foi o nono Presidente da República brasileira, governando entre os anos de 1914 a 1918.

Em Jacuí além de atuar como Promotor Público Venceslau Brás também presidiu a Câmara Municipal. A seguir foi deputado estadual, secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública do Estado. Elegeu-se então deputado federal (chegando a líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados) em 1903. Em 1909 assume a Presidência de Minas Gerais onde fica até se candidatar à vice presidência da república. Foi eleito vice-presidente em 1 de março de 1910 e posteriormente presidente em 1 de março de 1914.

Seu governo foi marcado pelo sancionamento do primeiro Código Civil brasileiro, aprovado pelo Congresso em 1915. Foi também sob o comando de Venceslau Brás que o Brasil decidiu entrar na 1ª Guerra Mundial, após navios brasileiros terem sido afundados pela marinha alemã.

Morreu em 15 de maio de 1966, em Itajubá, com 98 anos, sendo o mais longevo de todos os presidentes brasileiros e o político que permaneceu mais tempo na condição de ex-presidente da república.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo