Região

Barragem preocupa moradores de área de risco em Fortaleza de Minas

A situação de uma barragem de rejeitos de minério de níquel em Fortaleza de Minas (MG) tem preocupado as cerca de 500 pessoas que vivem em área considerada de risco. Depois da tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho (MG) os moradores constantemente têm cobrado a manutenção do local.

Segundo o G1, durante 16 anos foram retiradas 13 mil toneladas de minério de níquel da área, que fica a aproximadamente 6 km de Fortaleza de Minas. Desde 2013, quando as operações foram interrompidas, a barragem deixou de receber rejeitos.

No entanto, há cerca de seis meses, uma nova empresa comprou a mineradora com o objetivo de usar somente o forno industrial para produção de metal. Com a compra, surgiu um impasse entre a empresa antiga e a atual para definir de quem será a responsabilidade de eliminar o rejeito de níquel que ainda está no local.

Diante o imbróglio, os moradores querem saber quais são os riscos de rompimento da barragem e quem deve assumir a responsabilidade para evitar um rompimento.

Contribuiu: G1/Sul de Minas
Foto: Prefeitura de Fortaleza de Minas

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo