Política

Justiça Eleitoral cancela 73 títulos de eleitor em Jacuí. Na região a somatória ultrapassa 4 mil

Medida atinge eleitores que não votaram ou não justificaram ausência em três eleições consecutivas. Situação pode ser regularizada no cartório eleitoral.

A Justiça Eleitoral divulgou nesta sexta-feira (24) que 2.486.495 títulos de eleitor foram cancelados no país por ausência nas três últimas eleições.

Desse total, foram cancelados:
● 1.247.066 títulos no Sudeste;
● 412.652 títulos no Nordeste;
● 292.656 títulos no Sul;
● 252.108 títulos no Norte;
● 207.213 títulos no Centro-Oeste;
● além de 74,8 mil títulos no exterior.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, cada turno é contabilizado como uma eleição, bem como pleitos suplementares realizados.

Na região

Em Minas Gerais, totalizaram 226.761 títulos cancelados. Na região, destaques para Passos, que teve 1.526 títulos cancelados, seguidos por São Sebastião do Paraíso com 1.290.

Estatísticas do eleitorado – Fonte: TSE

Serviço

Para saber se o seu título foi cancelado, é preciso consultar a situação no site do TSE na área de “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – consulta por nome ou título” ou comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.

Para regularizar

Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa e, em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

A regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo