Nesta quinta-feira (30) mais de mil estabelecimentos comerciais de Minas Gerais vendem produtos sem a cobrança de impostos. Segundo o Sindicato Comércio Varejista Derivados do Petróleo (Minaspetro), alguns postos de Poços de Caldas, Varginha e Três Corações vendem combustíveis mais baratos.
A ação faz parte do movimento “Dia Livre de Impostos”, em protesto às altas taxas tributárias. Em Poços de Caldas, um posto na Avenida Presidente Wenceslau Braz amanheceu com filas de clientes em busca do desconto.
Em um dia normal, o preço do combustível no local chega, em média, a R$ 4,75. Nesta quinta-feira, o preço médio é de R$ 2,53. O valor mostra que 47% do valor pago pelos combustíveis no local é de impostos.
Segundo o diretor regional do Minaspetro, Renato Mantovani, o objetivo é conscientizar a população sobre a alta carga tributária do estado. “Hoje é aproximadamente 47%. Então nós aderimos a esse movimento mostrando ao consumidor quanto custaria na bomba o preço da gasolina, sem a incidência de impostos estaduais”, explica.
Os carros receberam uma senha na fila, que tem lugares para 40 carros e 40 motos. “A gente teve uma adesão por parte da população muito bacana, pessoal aderiu ao movimento. É um evento nacional, outros estados também estão participando”, afirma Renato.
Na ação desta quinta-feira, 2.256 lojas de segmentos variados vão participar em todo o país. Em Belo Horizonte, a última edição contou com mais de 820 empresas participantes e 3.800 itens diferentes à venda. A expectativa é de aumento de 20% neste ano.