Nossa Cidade

GOLPE NO WHATSAPP: empresário de Jacuí tem celular hackeado

Golpista realizou diversas tentativas com intuito de receber transferências bancárias.

Nesta quarta-feira (31) um homem de Jacuí teve o celular clonado após anunciar a venda de um carro no site de compras OLX.

Segundo a PM, o autor do golpe ligou para a vítima alegando ser funcionário do site OLX e o pediu para que aguardasse um instante para que fosse gerado um código. A partir daí a vítima não conseguiu mais acessar o aplicativo de mensagens WhatsApp.

Os golpistas enviaram mensagens para vários parentes, amigos ou conhecidos da vítima pedindo a transferência de dinheiro para uma conta bancária.

Um estudante de 19 anos que preferiu não se identificar levou um susto. “No começo da tarde, ele que não tem intimidade comigo, me chamou no privado para pedir dinheiro emprestado”.

Celular é clonado em Jacuí – Foto: Reprodução Portal Jacuí

Segundo o estudante, o perfil no WhatsApp da vítima afirmou que precisava de R$987 para pagar uma conta com urgência. “Ele me garantiu que depositaria o valor no mesmo dia. Como o conheço e sei que é uma pessoa conhecida na cidade, quase fiz a transferência”, relata.


Com informações da Polícia Militar e do G1/Sul de Minas


Com informações da Polícia Militar

Quando alegou que não tinha o valor na conta, o perfil falso pediu qualquer valor pois já o ajudaria. “Aí fiquei desconfiado. Entrei no Instagram e havia uma funcionária da vítima afirmando que o WhatsApp dele havia sido clonado e estavam pedindo dinheiro em nome dele”, conta.

Invasor pede depósito em conta – Foto: Reprodução Portal Jacuí

A vítima que teve a conta clonada descobriu que estava sem seu WhatsApp quando com a ajuda de um amigo perceberam que o autor do golpe estava online e que solicitou que a vítima efetuasse uma transferência de uma certa quantia em dinheiro em uma conta de uma cidade do estado de São Paulo. Contudo a vítima não realizou a transferência, procurando a Polícia Militar para registro da ocorrência.

Enquanto a linha não era bloqueada, os golpistas entraram em contato com outros contatos dele, que não caíram no golpe.

Invasor pede depósito em conta – Foto: Reprodução Portal Jacuí

Outro estudante também recebeu mensagens dos golpistas, porém já estava sabendo do golpe. “Fiquei sabendo por amigos que tinham invadido o celular dele. Então quando me mandaram mensagem já estava ciente de que se tratava de um golpe. De imediato não dei sequência”, contou.

A vítima informou por meio das redes sociais que mensagens originárias de seu celular devem ser desconsideradas.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o golpe é de conhecimento dos bancos. Cada um deles segue uma política de eventual ressarcimento. ​

COMO EVITAR GOLPES NO WHATSAPP?

Proteja seus dados pessoais, sem revelar senhas e número de documentos para desconhecidos.

Quando perceber qualquer movimentação estranha em sua conta corrente, poupança, ou celular para de funcionar repentinamente, avise seu gerente ou contate a operadora do seu celular.

Desconfie de ligações ou mensagens inesperadas.

Comunique às empresas responsáveis assim que desconfiar de qualquer ação em seu nome.

Registre boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Fontes: Febraban e SSP

Etiquetas

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo