Região

PM de Alpinópolis realiza palestra em escola

Nesta terça-feria (20) a Polícia Militar de Alpinópolis realizou uma palestra na Escola Estadual Dom João VI, localizada no bairro Rosário, com os alunos que permanecem em tempo integral, tendo como o tema: “Responsabilidade e deveres”.

Durante o decorrer da palestra os alunos puderam tirar dúvidas em relação a alguns pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Foi repassado aos alunos sobre a importância sobre o cumprimento das responsabilidades e deveres perante a escola e também esclarecido as consequências advindas com o descumprimento das normas legais. Bem como repassado que o adolescente pode ser apreendido em flagrante em um roubo ou em outros atos infracionais, assim como pode ser responsável pelos seus próprios atos.

As medidas impostas podem ser de uma mera repreensão verbal até o último nível que é a internação mediante ordem judicial.

Após, a explanação do palestrante os pré-adolescentes tiveram um “bate papo” descontraído e contaram um pouco de suas experiências e sanaram um pouco da curiosidade da vida de um policial militar.

A palestra foi muito interessante, pois traz uma realidade diferente para os alunos que estão acostumados apenas a ouvir apenas sobre os direitos, porém trás um pouco a realidade e que também existe responsabilidade e deveres a serem cumpridos, sabemos que muitos do alunos não tinham noção de como funciona a lei. Professora Tatiana

“Essa tema foi muito proveitoso, pois muitos tinham conhecimento somente dos direitos e não de suas obrigações perante ao Estado. Percebi que os alunos foram bastante receptivos com a Policia Militar e que a visão desses jovens vem mudando ao longo do tempo em relação a instituição e a profissão, muitos demonstram o desejo de seguirem a carreira militar”. Relata o palestrante CB Silva.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo