ColunistasTania Cristina Nunes

SE PREPARE PARA O NOVO

Mais uma vez e com muita gratidão chegamos a reta final de mais um ano e por isso venho através deste portal expressar algumas palavras, que longe de serem receitas prontas gostaria que fossem interpretadas como novas possibilidades de desfrutar um novo período de suas vidas. Vamos lá???

COMECE A SORRIR MAIS CEDO. Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça pela oportunidade de acordar mais um dia. Você está vivo(a).

ALEGRIA É REMÉDIO, o BOM HUMOR é contagiante. Então espalhe-o por onde for, falando de saúde, de amor de sonhos. Ofereça um sorriso, este gesto pode fazer a diferença no dia do outro.

Não cultive EMOÇÕES VAZIAS: quanto tempo você perde com coisas ou atividades que não tem nada a acrescentar. Será que precisamos assistir todos os episódios daquela série, ficar na internet “cassando” vídeos, canais, quando poderíamos andar a pé, ir na casa da vizinha ou encontrar as amigas? Reflita.

NUNCA DEIXE DE FALAR QUE GOSTA DAS PESSOAS: não espere as adversidades ou despedidas para demonstrar que estima ou admira alguém. Deixe que aquelas pessoas saibam o quanto são importantes para você. Ao mesmo tempo, melhorar a CONVIVÊNCIA é um grande desafio pois conviver não é se relacionar com pessoas que pensam igual a nós. Muito pelo contrário, não apenas pensam, mas falam, agem e pensam de maneira diferente. Nosso desejo é que possamos nos entender apesar de… que possamos lidar com tantas diferenças e que possamos aprender a amar apesar de…

PRATIQUE A GRATIDÃO:Sabemos que praticar a gratidão muitas vezes é um desafio, pois como conseguir ser grato por algo que gostaríamos muito e não deu certo ou por algo que nos magoou. No entanto exercitar a gratidão pode recontextualizar e relativizar nossas ações, nossos sentimentos e pensamentos. Compreendo que nem tudo dá certo mas posso direcionar minha mente e meu coração a reconhecer as coisas positivas que me aconteceram e pessoas que me permitiram evoluir através da experiência que vivenciei. Às vezes é preciso parar por um instante para olhar ao redor e reconhecer as oportunidades que temos, e lembrar que mesmo se algo dá errado, a vida nos dá a seguir a oportunidade de tentar de novo. Além disso, a gratidão ajuda as pessoas a se concentrarem no que tem, em vez do que lhes falta.

O QUE FIZER, FAÇA COM AMOR: se tem que ser feito merece ser bem feito. Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação, pois assim sentirá satisfação pelo dever cumprido.

Não se preocupe com a GRAMA DO VIZINHO: sinta alegria com o sucesso alheio. Se a “grama do vizinho” lhe parece mais verde, seria importante analisar o quanto ele se dedica para mantê-la assim. Transforme seus movimentos em oportunidades, cultive a humildade e assim terá motivos para sempre buscar o melhor. Não inveje, sinta entusiasmo com as conquistas alheias assim como sentiria com as suas. Ocupe seu TEMPO crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seus talentos. Cada instante é único e nossa vida não para por nenhum instante.

BUSQUE SUA FELICIDADE naquilo que é importante para você: Por depender de valores subjetivos, a felicidade pode ter caminhos diferentes para cada pessoa. Ela é construída ao longo da vida, com sua subjetividade. Desde que se nasce, vai se descobrindo o que se quer e que vale a pena viver a vida.

Ou seja, não vale sonhar com uma casa igual à do vizinho, ou se preocupar tanto com reformas e modificações na sua se você mal tem tempo de curti-la. Você tem que olhar para dentro de si, e não buscar fora. Podem ser coisas simples, como passear com o cachorro ou uma conversa gostosa durante um jantar em família, reunir alguns amigos. A chave é valorizar esses momentos e dar espaço para que eles se repitam. Preste atenção nos momentos que lhe trazem sensação de bem estar, paz e relaxamento.

MENOS É MAIS: a simplicidade nos ajuda a vivermos melhor, de um jeito mais leve. Quem tem possibilidades demais acaba não fazendo nada. É claro que deve ser uma escolha consciente, passar por necessidade não é bom, mas lutar pelas coisas ajuda a dar mais valor para o que se tem. Uma vida vivida de forma mais simples torna-se mais genuína, mais real pois o indivíduo acaba valorizando realmente o que tem maior importância.

A felicidade é, sim, opção. A partir do momento que eu tenho condições de escolher ser feliz, começo a aceitar que é possível ser feliz, aqui e agora, sendo quem eu sou, o que abre um horizonte de transformações rumo a uma caminhada consciente e autônoma. É muito importante RESSALTAR que estamos aqui descartando os transtornos psíquicos, caso a pessoa esteja emocionalmente, psiquicamente adoecida não podemos abordar desta forma.

No mais, VIVA PLENAMENTE ENQUANTO ESTIVER AQUI NESTA EXISTÊNCIA. Exercite seus atos com responsabilidade, cuide de você e de quem lhe acompanha nesta jornada. Não se preocupe em ser perfeito e aproveite a oportunidade para aprender com seus erros.

Seja disciplinado na busca de seus sonhos, nesse processo desfrute de cada luta e de cada conquista e AGRADEÇA A DEUS ou à sua espiritualidade superior por tudo.Permita que sua humanidade, o cuidado consigo e com os outros sejam os princípios orientadores de sua vida e torne-se um GRANDE SER HUMANO.

Desejo a você FELIZ ANO NOVO e a LÓTUS PSICOLOGIA vem agradecer a todos os clientes e parceiros: foi maravilhoso participar dessa caminhada e transformação de cada um de vocês. No próximo ano a Lótus Psicologia deseja continuar tendo este privilégio.GRATIDÃO POR TUDO.

Lembre-se: Vida é hoje e a busca felicidade é um caminho e não um destino. Ela está relacionada com as escolhas que fazemos e como reagimos diante dos problemas hoje e não com algo reservado para o futuro.

Tania Cristina Nunes

Psicóloga, formada pela UNIP. Experiência em terapia infantojuvenil e adulto. Experiência em Transtorno do espectro autista. Psicodiagnóstico com intervenção. Apoio na escolarização e orientação e atendimento a pais e responsáveis.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo