ColunistasTania Cristina Nunes

DIAS MELHORES HÃO DE VIR

OLÁ. SOU PSICÓLOGA E COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL ACHO MUITO PERTINENTE FAZER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

NOS ÚLTIMOS DIAS FOMOS IMPACTADOS POR VÁRIAS MUDANÇAS EM NOSSAS ROTINAS EM VIRTUDE DO CUMPRIMENTO DA QUARENTENA. ENTENDO A NECESSIDADE DE FALAR SOBRE ISSO E MEU OBJETIVO NÃO É DE FORMA ALGUMA MINIMIZAR OS FATOS, DEFENDER POSIÇÕES OU NEGAR A REALIDADE. ESTE TEM SIDO UM PERÍODO TENSO, MAS SOMOS FORTES O BASTANTE PARA ENFRENTAR ESTA SITUAÇÃO COM FÉ E CORAGEM, ACREDITANDO SEMPRE NO AMOR DE DEUS POR NÓS.

OS ÚLTIMOS DIAS TORNARAM-SE LONGOS E INCERTOS E AINDA ESTAMOS SENDO BOMBARDEADOS POR UM GRANDE NÚMERO DE NOTÍCIAS, VINDOS DAS MAIS DIVERSAS FONTES. ACREDITE: SE TEM UMA COISA QUE ESPALHA MAIS RÁPIDO QUE O CORONAVIRUS É A EPIDEMIA DO EXCESSO DE INFORMAÇÃO. CONCORDO QUE NÃO PODEMOS FICAR INDIFERENTES, ALHEIOS A TUDO, É IMPORTANTE ACOMPANHAR AS NOTÍCIAS, MAS É PRECISO ESTABELECER PARA SI ALGUNS LIMITES, POIS OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DE CANAIS DE TELEVISÃO E INTERNET NUNCA FORAM TÃO NECESSÁRIOS COMO AGORA.

SE VALE COMO DICA, DÊ PREFERÊNCIA A CANAIS DE ENTRETENIMENTO OU CONTEÚDO DE QUALIDADE E ESCOLHA UMA HORA DO DIA PARA ASSISTIR AO TELEJORNAL, FICAR ACOMPANHANDO TODOS OS NOTICIÁRIOS SÓ AUMENTA O CLIMA DE INSEGURANÇA. AO MESMO TEMPO, LIMITE AO MÁXIMO A PROLIFERAÇÃO DE CONTEÚDOS VINDOS VIA WATSAPP. PENSEMOS O SEGUINTE: O SIGNIFICADO DE TODA AÇÃO, DE TODA SITUAÇÃO DEPENDE DO FILTRO PELO QUAL AS ENXERGAMOS. ENTÃO, SE FILTRAMOS AS INFORMAÇÕES QUE CHEGAM ATÉ NÓS, A VISÃO QUE TEMOS PODE SER MODIFICADA E CONSEQUENTEMENTE ALTERAMOS O SIGNIFICADO.

TENHAMOS CALMA, POIS A TODO MOMENTO TEMOS PARTICIPAÇÃO NA MANUTENÇÃO DE NOSSA SAÚDE ATRAVÉS DE NOSSAS CONVICÇÕES, NOSSOS SENTIMENTOS E NOSSAS ATITUDES EM RELAÇÃO À NOSSA VIDA. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE MANTERMOS UMA POSTURA SENSATA E OTIMISTA PERANTE AS DIFICULDADES. SENTIR MEDO É HUMANO, SENTIR-SE VULNERÁVEL TAMBÉM, MAS FICAR NERVOSOS, PENSANDO NO PIOR SÓ AUMENTA NOSSA ANGÚSTIA. AO MESMO TEMPO, AS REAÇÕES EXAGERADAS DE ANSIEDADE E MEDO SE REFLETEM EM NOSSA SAÚDE DE MANEIRA GLOBAL, PREJUDICANDO NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO.

O MOMENTO É DE REFLEXÃO, RECOLHIMENTO E PRINCIPALMENTE DE MUDANÇAS DE HÁBITOS. AGORA É HORA DE DESENVOLVER EMPATIA, MOSTRAR O QUANTO NOS IMPORTAMOS UNS COM OS OUTROS E UMA OPORTUNIDADE DE ESTREITAR LAÇOS FAMILIARES, COMPREENDENDO OS SENTIMENTOS, DESEJOS, IDÉIAS E AÇÕES DE OUTREM, O QUE IMPLICA SE RELACIONAR COM PESSOAS QUE NÃO PENSAM, NÃO FALAM E NEM AGEM IGUAL A NOSSO DESEJO. O AMOR É O MELHOR REMÉDIO PARA PODERMOS PASSAR BEM POR ESTE PERÍODO.

PARA REFORÇAR:

-NA DÚVIDA, RECORRA ÀS INFORMAÇÕES OFICIAIS E DEIXE QUE AS AUTORIDADES COMPETENTES CUIDEM DISSO.ELES ESTÃO PREPARADOS PARA NOS INFORMAR.

-VAMOS FICAR ATENTOS AOS BOLETINS DA NOSSA CIDADE: A NOSSA REALIDADE É DIFERENTE DA REALIDADE DE UM GRANDE CENTRO OU OUTRA CIDADE. VAMOS PARAR DE FICAR COMPARANDO NÚMERO DE SUSPEITOS DE UMA CIDADE COM A NOSSA, ISSO NÃO AJUDA EM NADA.

-NÃO VAMOS SOFRER ANTES DA HORA TENTANTO PREVER O PIOR. QUANDO A GENTE FOCA DEMAIS NO PROBLEMA A GENTE ADOECE, ADOECE DE ANGÚSTIA E ANSIEDADE PELO QUE SUPOSTAMENTE PODERIA ACONTECER ENQUANTO DEIXA DE VIVER O DIA DE HOJE.

-GENTE O MOMENTO É DE PRUDENCIA, SIGA AS RECOMENDAÇÕES DE SAÚDE PARA SE SENTIR MAIS PROTEGIDO. HIGIENE FÍSICA E MENTAL PARA PRESERVAR A SAÚDE.

A VIDA É UM MILAGRE, VIVA PLENAMENTE ENQUANTO ESTIVER AQUI NESTA EXISTÊNCIA.AGORA, MAIS DO QUE NUNCA EXERCITE SEUS ATOS COM RESPONSABILIDADE, CUIDE DE VOCÊ E DE QUEM LHE ACOMPANHA NESTA JORNADA. E PRINCIPALMENTE, CULTIVEMOS NOSSA FÉ ACIMA DE QUALQUER CONVICÇÃO, PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.


➡️ Receba as notícias através do grupo oficial do Portal Jacuí no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores conseguirão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 👉 Clique aqui.

Etiquetas
Mostrar mais

Tania Cristina Nunes

Psicóloga, formada pela UNIP. Experiência em terapia infantojuvenil e adulto. Experiência em Transtorno do espectro autista. Psicodiagnóstico com intervenção. Apoio na escolarização e orientação e atendimento a pais e responsáveis.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo